quarta-feira, 3 de setembro de 2008

EXERCÍCIOS SOBRE QUINHENTISMO TURMA 13

Para realizar os exercícios que seguem, você pode acessar os sites abaixo:

http://www.algosobre.com.br/literatura/quinhentismo-e-literatura-de-informacao.html

http://portalliterario.sites.uol.com.br/quinhentismo.htm

http://ricardoalves.v10.com.br/quinhentismo.htm

http://www.poetaslivres.com.br/literatura/brasileira/quinhentismo.html


01
. Entende-se por literatura informativa no Brasil:
a) o conjunto de relatos de viajantes e missionários europeus sobre a natureza e o homem brasileiros;
b) a história dos jesuítas que aqui estiveram no século XVI;
c) as obras escritas com a finalidade de catequese do indígena;
d) os poemas do Padre José de Anchieta;
e) os sonetos de Gregório de Matos.

02. Quando se fala em “literatura colonial”, o período abarcado por essa expressão corresponde:
a) ao século XVI, quando se escreveram os primeiros relatos sobre a terra a ser colonizada; b) ao século XVII, quando se intensificou a produção de uma literatura voltada para a catequese dos índios e colonos;
c) ao século XVIII, quando se tornou presente em muitas obras um sentimento de revolta contra a condição colonial;
d) sobretudo aos três primeiros séculos de nossa História, já que no início do século XIX o Brasil se tornou independente;
e) sobretudo aos dois primeiros séculos de nossa História, já que no século XVIII a literatura brasileira estava livre de influências externas.

03. A “literatura Jesuítica” nos primórdios de nossa história:
a) tem grande valor informativo;
b) merca nossa maturação clássica;
c) visa à catequese do índio, à instrução do colono e sua assistência religiosa e moral;
d) está a serviço do poder real;
e) tem fortes doses nacionalistas.

04. O culto a natureza, característica da literatura brasileira, tem sua origem nos textos da literatura de informação.Assinale o fragmento da carta de Caminha que já revela a mencionada característica.
a) “Viu um deles umas contas rosário, brancas; acenou que lhes dessem, folgou muito com elas, e lanço-as ao pescoço.”
b) “Assim, quando o batel chegou a foz do rio, estavam ali dezoito ou vinte homens pardos todos nus sem nenhuma roupa que lhes cobrisse suas vergonhas.”
c) Mas a terra em si é muito boa de ares, tão frios e temperados como os de Entre-Douro e Minho, porque,neste tempo de agora, assim os achávamos como os de lá. Águas são muitas e indefinidas. De tal maneira é graciosa e querendo aproveita-las, dar-se-à nela tudo por bem das águas que tem.”
d) “Porém o melhor fruto, que dela se pode tirar, me parece que será salvar esta gente. E esta deve ser a principal semente que Vossa Alteza em ela deve lançar.”
e) “Mostrara-lhes um papagaio pardo que o Capitão traz consigo, tornaram-no logo na mão e acenaram para a terra, como quem diz que os estavam ali.”

05. Sobre a literatura produzida no primeiro século da vida colonial brasileira, é correto afirmar que:
a) é formada principalmente de poemas narrativos e textos dramáticos que visavam à catequese.
b) Inicia com prosopopéia, de Bento Teixeira.
c) É constituída por documentos que informam acerca da terra brasileira e pela literatura jesuítica.
d) Os textos que a constituem apresentam evidentemente preocupação artística e pedagógica.
e) Descreve com fidelidade e sem idealizações a terra e o homem, ao relatar as condições encontradas no Novo Mundo.

06. Leia a estrofe abaixo e marque a alternativa correta:
Dos vícios já desligados
nos pajés não crendo mais,
nem suas danças rituais,
nem seus mágicos cuidados
(Anchieta , José de. O Auto de São Lourenço [Tradução e adaptação de Walmir Ayala] Rio de Janeiro: Ediouro[s.d.] pg 110)
a) Os meninos índios representam o processo de aculturação em sua concretude mais visível, como produto final de todo um empreendimento do qual participam com igual empenho a Coroa Portuguesa e a Companhia de Jesus.
b) A presença dos meninos índios representa uma síntese perfeita e acabada daquilo que se convencionou chamar de literatura informativa.
c) Os meninos índios estão afirmados os valores de sua própria cultura, ao mencionar as danças rituais e as magias praticadas pelos pajés.
d) Os meninos índios são figuras alegóricas cuja construção como personagens atende a todos os requintes da dramaturgia renascentista.
e) Os meninos índios representam a revolta dos nativos contra a catequese trazida pelos jesuítas, de quem querem liberta-se tão logo seja possível